Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14603
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Programa de Estudante-Convenio de Graduação - PEC-G: o que nos dizem as alunas africanas sobre as universidades públicas do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Undergraduate Student Convention Program - PECG: what African students tell us about public universities in Rio de Janeiro
metadata.dc.creator: Silva, Suelen Pereira Estevam da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Joselina da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Joselina da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Luiz Fernandes de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Fernanda Felisberto da
metadata.dc.contributor.referee4: Gomes, Janaína Damasceno
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se volta a interrogar do continente africano vinculadas ao Programa Estudante – Convenio de Graduação – PEC-G. Abordamos, através de suas falas e olhares o tratamento recebido por elas, no âmbito universitário onde estudam. Nos interessou sobre como são recepcionadas em sua chegada na universidade como o preparo da instituição para este grupo de alunas. Nosso objetivo aqui é identificar como gênero e raça operam na trajetória educacional e escolares de alunas africanas beneficiárias do Programa PEC-G. Utilizamos a metodologia de pesquisa o “snowball” ou bola de neve, através de questionário semiaberto, com mulheres negras, africanas, em território brasileiro, em universidades públicas no Rio de Janeiro. O trabalho busca apresentar um breve panorama histórico do referido programa, e sua implantação no país, o crescente número de alunos vinculados a este programa nas universidades públicas nos últimos anos, e como o racismo estrutural afeta suas vidas no cotidiano, como interfere na vida acadêmica e social. Suas falas ao longo da pesquisa nos mostram que a universidade é um reflexo dos problemas sociais e raciais.
Resumo: This work turns to question the African continent linked to the Student Program - Graduate Agreement - PEC-G. We approach, through their speeches and looks at the treatment received by them, at the university level where they study. We were interested in how they are received on their arrival at the university as the preparation of the institution for this group of students. Our goal here is to identify how gender and race operate in the educational and school trajectories of African students benefiting from the PEC-G Program. We used the research methodology “bola de neve” or snowball, through a semi-open questionnaire, with black, African women, in Brazilian territory, in public universities in Rio de Janeiro. The work seeks to present a brief historical overview of the referred program, and its implementation in the country, the growing number of students linked to this program in public universities in recent years, and how structural racism affects their daily lives, how it interferes in academic life and social. Their statements throughout the research show us that the university is a reflection of social and racial problems.
Palavras-chave: Estudantes PEC-G
Alunas Africanas
Racismo Institucional
PEC-G students
African students
Institutional Racism
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SILVA, Suelen Pereira Estevam da. Programa de Estudante - Convenio de Graduação - PEC-G: o que nos dizem as alunas africanas sobre as universidades públicas do Rio de Janeiro. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14603
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Suelen Pereira Estevam da Silva.Pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.