Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14588
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mulheres negras professoras doutoras inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo institucional
Other Titles: Blak women doctoral teachers inserted in postgraduate courses in education and racial relations : A look at institutional racism
metadata.dc.creator: Carneiro, Tatiane da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Joselina da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Joselina da
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Amauri Mendes
metadata.dc.contributor.referee3: Euclides, Maria Simone
metadata.dc.contributor.referee4: Jesus, Jaqueline Gomes de
metadata.dc.description.resumo: O acesso a educação sempre foi uma necessidade do movimento negro no Brasil e uma batalha por uma sociedade mais igualitária e justa. Essa incessante luta e permanente mobilização resultou em um desejo de que mais mulheres negras tenham acesso ao ambiente universitário, buscando ascensão na carreira social e profissional. Esse trabalho trás uma reflexão de que mulheres negras devem buscar a realização dos seus sonhos. O objetivo desse estudo é destacar a trajetória e a relevância que as mulheres negras têm trazido para o campo das pesquisas. A proposta é investigar o perfil de quatro delas, que possuem doutorado e são docentes inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e em Relações Raciais nas universidades públicas do Rio de Janeiro. Portanto, essa pesquisa objetiva entender a dinâmica do racismo, no âmbito institucional público, e quais desafios são encontrados por docentes negras no desempenho de seu ofício.
Abstract: The access to education has always been a demand of black movements in Brazil and a battle for a more egalitarian and just society. This incessant struggle and permanent mobilization resulted in the desire of several black women to access the university environment, seeking in the teaching career social and professional ascension. This work brings a reflection that more and more black women must to go in search of the fulfillment of their dreams. The objective of this study is to highlight the trajectory and relevance that black women have brought to the field of research. The proposal is to investigate the profile of four of them who have a doctorate and are teachers inserted in postgraduate courses in education and race relations in public universities of Rio de Janeiro. Therefore, this research aims to understand the dynamics of racism within these public institutions and what challenges are faced by black teachers in the performance of their office.
Keywords: Professoras
Doutoras
Universidades
Relações raciais
Teachers
PhDs
Universities
Race Relations
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: CARNEIRO, Tatiane da Conceição. Mulheres negras professoras doutoras inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo institucional. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14588
Issue Date: 16-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Tatiane da Conceição Carneiro.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.