Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14377
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO – um estudo de caso |
metadata.dc.creator: | Silva, Fernanda Maria da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Carvalho, Carlos Roberto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Carlos Roberto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Affonso Vieira da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Nascimento, Alexandre do |
metadata.dc.contributor.referee4: | Motta, Flávia Miller Naethe |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as relações raciais no Brasil a partir de olhares de negros intelectuais membros do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO). Traz como referencial teórico Bakhtin, Foucault e Santos, bem como outros autores que também contribuíram substancialmente para a construção desse trabalho. A metodologia empregada foi a da maiêutica socrática que assume que nada sabe, para só então, estar em condições de buscar o conhecimento, pois só podemos aprender aquilo que ainda não sabemos |
Resumen: | This research has the purpose to reflect about the racial relationships in Brazil from intelectual negro looks who are members of LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros). It brings as theoretic referencial Bakhtin, Foucault and Santos, such as other authors who also have contributed to the making of this work. The methodology used was the maieutic socratic which assumes that knows nothing, to only then, be in conditions to search the knowledge, for we can only learn what we still don't know |
Palabras clave: | negro intelectual discriminação racial educação superior intelectual negro racial discrimination highereducation |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | SILVA, Fernanda Maria da. Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO - um estudo de caso. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu-RJ, 2015. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14377 |
Fecha de publicación: | 28-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Fernanda Maria da Silva.pdf | Fernanda Maria da Silva | 934.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.