Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14377
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO – um estudo de caso
metadata.dc.creator: Silva, Fernanda Maria da
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Carlos Roberto de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Carlos Roberto de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Affonso Vieira da
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Alexandre do
metadata.dc.contributor.referee4: Motta, Flávia Miller Naethe
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as relações raciais no Brasil a partir de olhares de negros intelectuais membros do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO). Traz como referencial teórico Bakhtin, Foucault e Santos, bem como outros autores que também contribuíram substancialmente para a construção desse trabalho. A metodologia empregada foi a da maiêutica socrática que assume que nada sabe, para só então, estar em condições de buscar o conhecimento, pois só podemos aprender aquilo que ainda não sabemos
Resumen: This research has the purpose to reflect about the racial relationships in Brazil from intelectual negro looks who are members of LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros). It brings as theoretic referencial Bakhtin, Foucault and Santos, such as other authors who also have contributed to the making of this work. The methodology used was the maieutic socratic which assumes that knows nothing, to only then, be in conditions to search the knowledge, for we can only learn what we still don't know
Palabras clave: negro intelectual
discriminação racial
educação superior
intelectual negro
racial discrimination
highereducation
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA, Fernanda Maria da. Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO - um estudo de caso. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu-RJ, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14377
Fecha de publicación: 28-may-2015
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Fernanda Maria da Silva.pdfFernanda Maria da Silva934.07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.