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metadata.dc.type: Tese
Title: Mercados construídos e em construção e suas contribuições para o fortalecimento da Agricultura Familiar em Nova Friburgo (Brasil) e Mendoza (Argentina)
Other Titles: Markets built and under construction and their contributions to strengthening of the family agriculture in Nova Friburgo (Brazil) and Mendoza (Argentina)
metadata.dc.creator: Silva, Iranilde de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Garcia, Facundo Martín
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.referee2: Tolentino, Valéria Ruschid
metadata.dc.contributor.referee3: Guedes, Cezar Augusto Miranda
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Mônica Cox de Britto
metadata.dc.contributor.referee5: Strauch, Guilherme de Freitas Ewald
metadata.dc.description.resumo: A tese parte do pressuposto que a identidade, a cultura e os aspectos locais são fundamentais no acesso a novos mercados e na melhoria da qualidade de vida e (re)produção social dos agricultores familiares. Assim, no sentido de fomentar essas particularidades, a agroecologia aparece como pano de fundo nos processos produtivos e fomentadora da segurança e soberania alimentar e nutricional. Diante do exposto a tese apresenta como objetivo geral verificar as estratégias de comercialização desenvolvidas por agricultores familiares em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil e agricultores Camponeses em Mendoza, Argentina. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para tanto foram realizados dois estudos de caso, sendo um na cidade de Nova Friburgo, região serrana fluminense (Brasil) e outro em Mendoza (Argentina). Os resultados demonstraram no caso da Argentina que as redes de comércio justo possibilitam um desenvolvimento socioeconômico aos agricultores, e possibilidades de acesso a alimentos sanos aos consumidores. No entanto, é importante ressaltar que a organização social como a UST, a organização de agroindústria e feira são aspectos que contribuem para o fortalecimento do abastecimento de alimentos saudáveis a nível local, visando desenvolvimento da produção agroecológica. No caso do Brasil, as relações construídas e identificadas dentro do território foram impulsionadas pelos mercados institucionais (PAA/PNAE), e muito entre as organizações sociais e entre os agricultores. As relações com feiras e redes de consumo são incipientes, mas provoca impacto significativo na organização da produção consolidada na agricultura orgânica ou agroecologia, e ou em busca de processos de transição, como foi identificado juntamente com um dos agricultores que comercializa no CEASA de Conquista e Feira Livre/Friburgo, que está revendo suas estratégias produtivas para se manter nesses circuitos.
Abstract: The thesis assumes that identity, culture and local aspects are fundamental in accessing new markets and improving the quality of life and social (re) production of family farmers. Thus, in order to foster these particularities, agroecology appears as a background in productive processes and fosters security and nutritional and nutritional sovereignty. In view of the above, the thesis presents the general objective: to verify the marketing strategies developed by family farmers in Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brazil and Farmers Peasants in Mendoza, Argentina. The methodology used was the case study. Two case studies were carried out, one in the city of Nova Friburgo, Rio de Janeiro state (Brazil) and; another in Mendoza (Argentina). The results show that in the case of Argentina fair trade networks allow socioeconomic development for farmers and access to healthy food for consumers. However, it is important to emphasize that social organization such as the UST, the organization of agribusiness and fair are aspects that contribute to the strengthening of the supply of healthy foods at local level, aiming at the development of agroecological production. In the case of Brazil, the relationships built and identified within the territory were driven by the institutional markets (PAA / PNAE), and much among social organizations and farmers. Connections with fairs and consumer networks are incipient, but it has a significant impact on the organization of consolidated production in organic agriculture or agroecology, or in search of transition processes, as one of the farmers that was marketed in CEASA Conquista and Feira Livre / Friburgo, which is reviewing its productive strategies to keep these circuits.
Keywords: Alternativas de mercado
Organização social
Segurança e soberania alimentar
Market alternatives
Social organization
Security and food sovereignty
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citation: SILVA, Iranilde de Oliveira. Mercados construídos e em construção e suas contribuições para o fortalecimento da Agricultura Familiar em Nova Friburgo (Brasil) e Mendoza (Argentina). 2018. 97 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14185
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

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