Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/13448
metadata.dc.type: Dissertação
Título: O mercado orgânico de BH: um estudo de caso das feiras orgânicas municipais
Título(s) alternativo(s): The BH organic market: a case study of the municipal organic fairs
metadata.dc.creator: Lage, Marcela Ferreira Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Adriana Maria de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Adriana Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Espindola, Jose Antônio Azevedo
metadata.dc.contributor.referee3: Faver, Leonardo Ciuffo
metadata.dc.description.resumo: A partir do ano de 2002 foram instaladas 8 (oito) feiras orgânicas, em três regiões do município de Belo Horizonte – MG. O trabalho tem como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores familiares/feirantes e do perfil dos consumidores e possíveis consumidores destas feiras. Procura-se também analisar os gargalos para a expansão na produção e comercialização das feiras estudadas. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semi-estruturados. Foram realizadas 214 entrevistas com os frequentadores das oito feiras. Além do questionário aplicado aos consumidores, foram realizadas cinco entrevistas com os agricultores familiares/ feirantes com a utilização de um outro questionário e uma entrevista com o supervisor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de 8 (oito) feiras orgânicas, situadas em bairros com maior renda per capta, regulamentadas pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com a participação de 5 (cinco) agricultores familiares que enfrentam dificuldades quando o assunto é a mão de obra necessária, a regularidade na entrega e quantidade a ser produzida. Os consumidores em sua maioria eram mulheres com idade entre 30 a 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal da maioria dos entrevistados de 9 a 12 salários mínimos. As feiras são importantes canais de comercialização da produção orgânica dos agricultores familiares e possibilita a proximidade e o estabelecimento de relações de confiança dos agricultores com os consumidores e vice-versa
Resumo: From the year of 2002 eight (8) organic fairs were installed, in three regions of the city of Belo Horizonte - MG. The objective of the work is to survey the history, characteristics, the profile of family farmers / marketers and the profile of consumers and possible consumers of these fairs. It also seeks to analyze the difficulties for expansion in the production and marketing of the studied fairs. The study based on observations during the fairs and interviews using semi-structured questionnaires. There were 214 interviews with the attendees of the eight fairs. In addition to the questionnaire applied to consumers, five interviews were conducted with family farmers using another questionnaire and an interview with the supervisor of the Belo Horizonte City Hall. The results of the survey point to the existence of eight organic fairs, located in neighborhoods with higher per capita income, regulated by the Belo Horizonte City Hall with the participation of 5 (five) family farmers who face difficulties when it comes to required labor, the regularity of delivery and the quantity to be produced. The majority of the consumers were women between the ages of 30 and 54, with high schooling and monthly income, between 9 to 12 minimum salaries. Fairs are important channels for the commercialization of the organic production of family farmers and enable the proximity and establishment of trust relations between farmers and consumers mutually.
Palavras-chave: Short Circuits of Marketing
Organic agriculture
Family farming
Circuitos Curtos de Comercialização
Agricultura Orgânica
Agricultura Familiar
metadata.dc.subject.cnpq: Agronomia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citação: LAGE, Marcela Ferreira Rocha. O mercado orgânico de BH: um estudo de caso das feiras orgânicas municipais. 2016. 60 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13448
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Agricultura Orgânica

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 - Marcela Ferreira Rocha Lage.pdfDocumento principal2.1 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.