Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/13281
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Avaliação comparativa dos indicadores de qualidade em educação: um estudo de caso da 8ª coordenadoria regional de educação
Otros títulos: Comparative Evaluation of the Pointer s of Quality in Education: a Study of case of 8ª Education Regional Coor dinator
metadata.dc.creator: Santos, Jairo Campos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Marcos Aguiar de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza Filho, Edson Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Rosa Cristina
metadata.dc.description.resumo: município do Rio de Janeiro, especificamente no contexto da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, tendo como parâmetro, de um lado, a visão dos profissionais das escolas e, de outro, os indicadores obtidos a partir da avaliação do atingimento de metas previstas no Orçamento, da avaliação das Unidades Escolares/Creches (definidos pela Secretaria Municipal de Educação e realizados pelas Coordenadorias Regionais de Educação) e da avaliação do desempenho escolar dos alunos (definidos pela Secretaria Municipal de Educação). Além da pesquisa documental e bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo através de instrumento testado e validado, para fins do presente estudo, denominado Indicadores de Qualidade das Escolas Públicas. Tal instrumento tornou possível agrupar o posicionamento dos profissionais das escolas em fatores, permitindo, assim, a comparação objetivada no estudo. Os dados evidenciaram diferenças significativas no posicionamento dos profissionais das escolas, quando em comparação com os indicadores oficiais de avaliação das políticas públicas adotadas para o setor dentro da região da cidade analisada. O estudo também apresentou resultados que fornecem elementos para subsidiar correções na forma de avaliação das políticas educacionais públicas existentes e, também, se potencializado, permite condições para uma investigação nas outras Coordenadorias Regionais de Educação da cidade. Em decorrência das diferenças observadas e as suas possíveis origens, há a possibilidade de considerar que um profissional especializado em gestão componha a direção da escola, ou seja, assim como existem em outras instituições de ensino, públicas inclusive, a divisão da gestão educacional em atividade meio e atividade fim poderia oferecer melhores condições para a busca da qualidade do processo e, no final, da própria educação.
Resumen: The general objective of this work consists of comparing the quality of the educational management in the city of Rio De Janeiro, specifically in the context of 8th Education Regional Coordinator, having as parameter, of a side, the vision of the professionals of the schools and, of another one, the pointers gotten from the evaluation of the reaching of goals foreseen in the Budget, of the evaluation of the Pertaining to school Units/Daycare centers (defined for the City department of Education and carried through by the Education Regional Coordinator) and of the evaluation of the pertaining to school performance of the pupils (defined for the City department of Education). Beyond bibliographical the documentary research and, a research of field through tested and validated instrument was carried through, for ends of the present study, called Indicating of Quality of the Public Schools. Such instrument became possible to group the positioning of the professionals of the schools in factors, allowing, thus, the comparison objectified in the study. The data had evidenced significant differences in the positioning of the professionals of the schools, when in comparison with the official pointers of evaluation of the adopted public politics for the sector inside of the region of the analyzed city. The study also it presented resulted that they supply elements to subsidize corrections in the form of evaluation of existing public educational politics e, also, if in potential, allows conditions for an inquiry in the other Education Regional Coordinator of the city. In result of the observed differences and its possible origins, it has the possibility to consider that a professional specialized in management composes the direction of the school, that is, as well as exist in other institutions of education, public also, the division of the educational management in activity half e activity end could offer better conditions for the search of the quality of the process and, in the end, of the proper education
Palabras clave: Qualidade em Educação
Indicadores de Qualidade
Administração Pública
Quality in Education
Pointers of Quality
Public Administration
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: Santos, Jairo Campos dos. Avaliação comparativa dos indicadores de qualidade em educação: um estudo de caso da 8ª coordenadoria regional de educação. 2008. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13281
Fecha de publicación: 13-oct-2008
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2008 - Jairo Campos dos Santos.pdfJairo Campos dos Santos1.47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.