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metadata.dc.type: Dissertação
Título: Aliança entre movimento ambientalista e de consumidores: o caso da “Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos”
Título(s) alternativo(s): Alliance between environmental and consumer movement: the case of "Campaign for a Brazil Free of Transgenics"
metadata.dc.creator: Freitas, Amaury de Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Portilho, Maria de Fátima Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Schmitt, Cláudia Job
metadata.dc.contributor.referee2: Pessanha, Lavínia Davis Rangel
metadata.dc.description.resumo: Ao analisar a trajetória da aliança entre os movimentos ambientalistas e de consumidores na Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos, representados neste trabalho, respectivamente, por Greenpeace e Idec, pudemos identificá-la enquanto um cenário para a reconstrução dos discursos sobre consumo e meio ambiente. A partir desta aproximação, promovemos uma reflexão sobre o surgimento de novas sociabilidades e utopias entre os movimentos sociais em torno da questão ambiental e das novas estratégias utilizadas pelos atores frente às possibilidades de ação política via mercado. Ilustrando a tendência de uma aproximação cada vez maior entre as agendas dos movimentos ambientalistas e de defesa dos direitos dos consumidores, a Campanha se demonstrou ser um objeto privilegiado para a observação de um repertório inovador de ações políticas, forjado sob um novo arranjo de forças sociais.
Resumo: By analyzing the trajectory of the alliance between environmentalists and consumers in the Campaign for a Transgenic-Free Brazil, represented in this research, respectively, by Greenpeace and Idec, we identified it as a backdrop for the reconstruction of discourses on consumption and environment. From this approach, we promote a reflection on the emergence of new social utopias and social movements from around the environmental issue and the new strategies used by the actors face the possibilities of political action through the market. Illustrating the trend of a growing rapprochement between the agendas of environmentalists and consumer rights movement, the Campaign has proved to be a privileged object for the observation of a new set of practices forged under a new arrangement of social forces.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Transgênicos
Mercados
Social movements
GMOs
Markets
metadata.dc.subject.cnpq: Sociologia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: FREITAS, Amaury de Barros. Aliança entre movimento ambientalista e de consumidores: o caso da “Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos”. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12645
Data do documento: 14-Out-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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