Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10452
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Utilização de resíduos eletrônicos no Instituto Federal do Amapá: uma proposta de arte e educação
Título(s) alternativo(s): Use of electronic waste in the Federal Institute of Education of Amapa: A proposal of art and education
metadata.dc.creator: Buraslan, Marcus Vinicius da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Jorge Luiz de Goes
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Jorge Luiz Goes
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Nádia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee3: Pedrini, Alexandre de Gusmão
metadata.dc.description.resumo: A produção de resíduos de eletrônicos se apresenta como um grande desafio a ser enfrentado pelos órgãos públicos municipais, estaduais e federais no Brasil. Os Institutos Federais estão inseridos nesse cenário e devem buscar formas de colaborar para diminuir a produção desses resíduos e encontrar formas conscientes de aproveitamento dos mesmos. Nesse sentido, a Educação Ambiental aliada à Educação Artística pode contribuir na reutilização de resíduos de informática nos Institutos. O objetivo da presente pesquisa foi o de desenvolver experiências no Instituto Federal de Educação do Amapá/AP, onde os resíduos eletrônicos foram utilizados numa perspectiva de Arte e Educação Ambiental, agregando conhecimentos de ambas as áreas nos objetos produzidos por alunos do Curso de Técnico em Agropecuária do campus Porto Grande. Nós utilizamos dos princípios da pesquisa participante, onde os envolvidos na pesquisa se tornam agentes de transformação da sua realidade, de forma crítica. Através de aulas expositivas, palestras e das oficinas de arte, os alunos foram estimulados a produzir objetos de arte que culminaram numa exposição para a comunidade. Podemos concluir que os conceitos de arte podem e devem ser agregados aos objetivos da Educação Ambiental de forma que a sociedade possa mitigar os impactos causados ao meio ambiente pela crescente produção de resíduos eletrônicos.
Resumo: The production of electronic waste presents itself as a major challenge by public, municipal, state and federal agencies of Brazil. The federal institutes are included in this scenario and should seek ways of collaborating in the reduction of production of this waste and find ways to make good use of them. In this sense, the environmental education allied with the artistic education can contribute in the reutilization of computer waste in the Institutes. The purpose of this research was to develop experiences at the Federal Institute of Education of Amapa/AP, where the electronic waste was used in an Environmental Education and Art perspective, adding knowledge of both areas in the objects produced by the students of the technical course of agriculture at the Porto Grande campus. We use the principles of participant survey, where those involved in research become agents of their reality transformation, in a critical way. Through lectures, speeches and art workshops, students were encouraged to produce objects of art that culminated in an exhibition for the community. We can conclude that the concepts of art can and should be added to the objectives of environmental education, so the society can mitigate the impacts caused to the environment by the increasing production of electronic rests.
Palavras-chave: Art
Environmental Education
Electronic waste
Arte
Educação Ambiental
Resíduos eletrônicos
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: BURASLAN, Marcus. Utilização de resíduos eletrônicos no Instituto Federal do Amapá: Uma proposta de arte e educação. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10452
Data do documento: 16-Jan-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 - Marcus Vinicius da Silva Buraslan.pdfDocumento principal2.63 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.