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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Narrativas históricas como projeto educativo em uma escola rural de Seropédica
Otros títulos : Historical narratives as an educational project in a rural school in Seropédica
metadata.dc.creator: Marins, Carolina Nunes Collantes
metadata.dc.contributor.advisor1: Sanchez, Liliane Barreira
metadata.dc.contributor.referee1: Sanchez, Liliane Barreira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Wanderley da
metadata.dc.contributor.referee3: Gouvêa, Fernando César Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Machado, João Carlos Bernardo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de um projeto pedagógico com narrativas históricas realizada com estudantes da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) do colégio Estadual Alice de Souza Bruno, do município de Seropédica, a fim de resgatar as origens do bairro de São Miguel e compreender a realidade local, mediante as transformações do meio rural em que a unidade escolar está inserida. Este trabalho torna-se relevante por elencar as narrativas históricas como um possível método de estudo, a partir das reflexões de Walter Benjamin, que fundamentaram nossas análises, assim como outros autores, tais como: Jeanne-Marie Gagnebin, Hans-Georg Gadamer, Marc Bloch, Peter Burke, Michel de Certeau , Jacques Le Goff, Edward Thompson e Hannah Arendt. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a referida turma de estudantes em seu processo de elaboração. Após a realização dessa pesquisa, concluímos que as narrativas orais podem em muito colaborar para o resgate e a compreensão da história de uma localidade, assim como para o fortalecimento da identidade cultural de grupos sociais, aqui, em especial, de alunos da NEJA, historicamente negligenciados e excluídos. Ressaltamos que essa pesquisa foi desenvolvida através da análise de entrevistas realizadas por vídeo conferência, devido ao período pandêmico da COVID 19 e preservando o anonimato dos sujeitos.
Resumen : The present work was developed from the experience of a pedagogical project with historical narratives carried out with students of the New Education for Youth and Adults (NEJA) of the Alice de Souza Bruno State College, in the municipality of Seropédica, in order to rescue the origins of the neighborhood. of São Miguel and understand the local reality, through the transformations of the rural environment in which the school unit is inserted. This work becomes relevant because it lists historical narratives as a possible method of study, based on the reflections of Walter Benjamin, who based our analysis, as well as other authors, such as: Jeanne-Marie Gagnebin, Hans-Georg Gadamer, Marc Bloch, Peter Burke, Michel de Certeau, Jacques Le Goff, Edward Thompson and Hannah Arendt. It is a qualitative research, involving the referred group of students in its elaboration process. After carrying out this research, we concluded that oral narratives can greatly contribute to the rescue and understanding of the history of a locality, as well as to the strengthening of the cultural identity of social groups, here, in particular, of NEJA students, historically neglected and excluded. We emphasize that this research was developed through the analysis of interviews carried out by video conference, due to the pandemic period of COVID 19 and preserving the anonymity of the subjects.
Palabras clave : Narrativas
Memória
Identidade
Aprendizagem
Narratives
Memory
Identity
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación : MARINS, Carolina Nunes Collantes. Narrativas históricas como projeto educativo em uma escola rural de Seropédica. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10407
Fecha de publicación : 12-abr-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Agrícola

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