Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Angela Maria do Amaral Abreu
dc.date.accessioned2023-11-19T21:04:51Z-
dc.date.available2023-11-19T21:04:51Z-
dc.date.issued2015-12-04
dc.identifier.citationCarvalho, Angela Maria do Amaral Abreu. O papel do Ifes – Campus de Alegre no contexto da dinâmica socioeconômica da microrregião do Caparaó: unidade de planejamento do Espírito Santo. 2015. [153 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10401-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to evaluate the role of Ifes – Alegre Campus on the socioeconomic dynamics of the Caparaó micro-region as a planning unit, according to the guidelines and strategies outlined by the Espírito Santo Development Plan 2025 established by the state government. The reflection proposal was based on the discussion of the (re) production of the geographical space as a social relation's product, seeking to understand the historicity of the organizational processes and structure, in particular on the subspace called Caparaó micro-region. It sought to highlight, in a timely manner, the performance intentions of the main agents of (re) production and consumption of space in its social totality, especially the State. In discussing the State actions, the approaches are related to the public policy strategies of education and strategic planning, emphasizing the proposal for rural education in the bias of the Human Capital Theory related to the conservative modernization of the Brazilian agriculture. While an exploratory, descriptive, qualitative and quantitative-based research, it was carried out using three complementary methods: bibliographic and virtual research: scientific articles, books and other publications related to the theme and correspondent topics; documentary research: Espírito Santo Development Plan 2025 focusing on the Caparaó micro-region, Institutional Development Plan - PDI/Ifes and related legislation; application of questionnaires to graduating students of technical courses and higher education (2014), head of education, course coordinators, head of research and postgraduation and coordinator of community outreach of the Ifes –Alegre Campus, rural labor union representatives and Incaper of the 11 municipalities that make up the Caparaó microregion. After the treatment and effort of data and information analyzes, another question has come out: what is the social function of Ifes - Alegre Campus as an education, training, research and community outreach institution in the context of socio-economic, political and cultural demands of the third poorest micro-region of Espírito Santo?eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSocial spaceeng
dc.subjectState. Rural educationeng
dc.subjectConservative modernizationeng
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectEspaço socialpor
dc.subjectEstado. Educação ruralpor
dc.subjectModernização conservadorapor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.titleO papel do Ifes – Campus de Alegre no contexto da dinâmica socioeconômica da microrregião do Caparaó: unidade de planejamento do Espírito Santopor
dc.title.alternativeThe role of Ifes - Alegre Campus in context of socio-economic dynamics of the micro Caparaó: Unit Planning of the Espírito Santoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID62707973734por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.advisor-co1Rezende, Aldo
dc.contributor.advisor-co1ID45169774615por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4454826084460524por
dc.contributor.referee1Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.referee2Santos, César Floriano dos
dc.creator.ID4235069608por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6370245642811944por
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa foi o de analisar o papel do Ifes – Campus de Alegre no contexto da dinâmica socioeconômica da microrregião do Caparaó, na condição de unidade de planejamento, conforme diretrizes e estratégias apontadas pelo Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, instituída pelo governo estadual. A reflexão proposta fundamentou-se na discussão sobre a (re)produção do espaço geográfico, enquanto produto das relações sociais, buscando compreender a historicidade dos processos de organização e estruturação, em especial do subespaço denominado microrregião do Caparaó. Buscou-se destacar, de forma pontual, as intencionalidades na atuação dos principais agente de (re)produção e consumo do espaço, em sua totalidade social, em especial o Estado. Na discussão sobre a atuação do Estado, as abordagens estão relacionadas às estratégias de políticas públicas de educação e planejamento estratégico, com ênfase na proposta de educação rural no viés da Teoria do Capital Humano relacionado à modernização conservadora da agricultura brasileira. Enquanto pesquisa de base quali-quantitativa, exploratória e descritiva, a mesma foi desenvolvida em três etapas que se complementam: pesquisa bibliográfica e virtual: artigos científicos, livros e demais publicações relacionados ao tema e temáticas correspondentes; pesquisa documental: Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, no que diz respeito a microrregião do Caparaó, Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/Ifes, além de legislações pertinentes; elaboração e aplicação de questionários junto aos alunos formandos dos cursos técnicos e dos cursos superiores (2014), diretor de ensino, coordenadores de cursos, diretor de pesquisa, pósgraduação e extensão, coordenador de extensão do Ifes - Campus de Alegre, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Incaper dos 11 municípios que compõem a microrregião do Caparaó. A partir do tratamento e esforço de análise dos dados e informações coletados, uma outra questão se apresenta: qual a função social do Ifes - Campus de Alegre enquanto instituição de ensino, formação, pesquisa e extensão no contexto das demandas socioeconômicas, políticas e culturais da terceira microrregião mais pobre do Espírito Santo?por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS AGENDA 21. Plano de desenvolvimento sustentável: Programa Vale Mais – Caparaó Capixaba 2006-2026. Rio de Janeiro: Agenda 21, 2006. 128 p. ALDAY, Herman E. Conteras. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. FAE, Curitiba v.3, P. 9-16, mai./ago. 2000. ALMEIDA, Paulo Roberto de. Breve visão histórica sobre o planejamento no Brasil. Brasília, 2005. Disponível em: <http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/1369PlanejBr1946- 2005.pdf>. Acesso em: 31/07/2015. AZEVEDO, Márcio Adriano de. Política de Educação do Campo: concepções processos e desafios. In: NETO, Antonio Cabral et al. Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Brasília: Liber Livros, 2007. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 5a Ed. São Paulo: Editora Atlas AS, 2001. ALTHUSSER, L. Lenin and Philosophy. New York, Monthly Review Press, 1971. BERGAMINI, Cecília Whitaker. Liderança, Administração do Sentido. São Paulo: Atlas, 1994. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em 21 setembro 2015. ______. Decreto-Lei nº. 9.613, de 20 de agosto de 1946. Lei orgânica do ensino agrícola. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del9613.htm. Acesso em 13/02/2015. ______. Ministério da Educação. Brasília. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 15/01/2015. ______. Retrospectiva histórica do ensino agrícola de 2o grau – papel da Coagri. Brasília: MEC, 1984. ______. Diretrizes para o ensino agrícola. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1956. ______. Decreto nº. 16.826, de 13 de outubro de 1944. Aprova o regimento da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário, do Ministério da Agricultura. In: Regimento da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura / Serviço de Documentação, 1944. ______. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Contribuições para a Regulamentação do ensino agrícola. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1926. 118 ______. Decreto nº. 8.319, de 20 de outubro de 1910. Crêa o ensino agronômico e aprova o respectivo regulamento. In: Contribuições para a Regulamentação do ensino agrícola. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1926. _______. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário-PTDRSS- Território do Caparaó-ES-Novembro 2009. BRUM, Argemiro Jacob. Modernização da Agricultura: trigo e soja. Petrópolis: Vozes, 1988. CADERNO SECAD 2 - Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, DF: SECAD, 2007. CARLOS, Ana Fani A. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 2008. CASTELLS, M. The world has changed: can planning change? Austin, Texas: ACSP Annual Meeting, 1990, mimeo (Keynote Seech). CATTANI, Aantonio David. Dicionário crítico sobre trabalho e tecnologia. 4. ed. Porto Alegre: Vozes, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 3. Ed. São Paulo: Manole, 2012. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Edição compacta. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicativos. 10ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Elsivier, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000. CIAVATTA, Maria. A Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). 3.ed. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-106. CIAVATTA, Maria. Formação profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 100-137. COMPANS, Rose. Empreendedorismo urbano: entre o discurso e a prática. São Paulo: UNESP,2005. CLARK, G.; DEAR, M. The State in Capitalism and the Capitalist State. In: Dear & Scott, 1981. 119 CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1995. CORRÊA, R.L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 2003. CORRÊA, R. L. Sobre Agentes Sociais, Escalas e Produção do Espaço: um texto para discussão. In: CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M.E.B. (Orgs.). A Produção do Espaço Urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto. 2011. DEMO, Pedro. Participação e Planejamento. In: INSTITUTO DE PLANEJAMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. INSTITUTO DE PLANEJAMENTO (Org.). Para a Década de 90: prioridades e perspectivas de políticas públicas. Brasília: IPEA/IPLAN, 1989. p. 129-160 ELLMAN, Michael. Planejamento Socialista. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. ESPÍRITO SANTO (ESTADO). Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. Plano Estratégico da Agricultura: NOVOPEDEAG, 2007-2025/ Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – Vitória: SEAG, 2008. p. 285. ISBN: 978-85-61-560-00-3. ESPÍRITO SANTO. Plano de desenvolvimento Espírito Santo 2025. Vitória, Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, jun., 2006. Disponível em: HTTP://www.espiritosanto2025.com.br. Acesso em 20 de jan. 2014. ESPÍRITO SANTO. Plano de desenvolvimento Espírito Santo 2025: Carteira de projetos estruturantes. Espírito Santo: Macroplan, 2006. 10 Volumes. Disponível em: HTTP://www.espiritosanto2025.com.br. Acesso em Acesso em 20 de janeiro 2014. FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília/MDA, 2006. ______. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Antônio Márcio Buainain (Editor). Editora da Unicamp, 2005. ______. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, ano 8, n. 6, p. 24-34, janeiro/junho de 2005. ISSN 1806-6755. FERREIRA, Kênia Bueno de Castro. A semiformação do ensino agrícola na Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde – GO. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Goiás, 2002. FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Ensino médio: desafios e reflexões. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5254/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). 3.ed. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 21-56. 120 GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 368p. GRAMSCI, Antônio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. ______. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. GRUPPI, Luciano. Tudo começou com Maquiavel: as concepções de Estado em Marx, Engels, Lênin e Gramsci. Tradução e edição de texto Dario Canali. Porto Alegre: L&PM Editores Ltda, 1980. HABERNAS, J. Legitimation Crisis. Boston, Beacon Press, 1975. HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2006. HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. In: Caderno CEDES, vol. 21, nº 55, Campinas, Nov. 2001. IANNI, Octavio. Estado e Planejamento Econômico no Brasil (1930-1970). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário 2006. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?uf=es >. Acesso em: 10/03/2015. ______. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: despesas, rendimentos e condição de vida. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009/default.s htm>. Acesso em: 09/03/2015. ______. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/resultados>. Acesso em: 10/03/2015. INSTITUTO DE APOIO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO JONES DOS SANTOS NEVES (IJSN). Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios do Espírito Santo: 2011. Vitória, ES, 2011. Disponível em: <http://www.ijsn.es.gov.br/Sitio/index.php?option=com_content&view=category&layout=blo g&id=51&Itemid=126>. Acesso em: 09/03/2015. ______. Investimentos previstos para o Espírito Santo: 2009-2014. Vitória, ES, 2010. Disponível em: < file:///G:/INVESTIMENTOS%202009-2014%20(1).pdf>. Acesso em: 09/03/2015. ______. Perfil Regional – Caparaó. Microrregião Administrativa 12. Vitória, ES, 2009. Disponível em: <http://www.ijsn.es.gov.br/.../20120822_perfilregionalcaparao2009.pdf>. Acesso em: 09/03/2015. 121 INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISA, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (INCAPER). Programa de assistência técnica e extensão rural (PROATER): planejamento e programação de ações. Vitória, ES, 2011. Disponível em: < http://www.incap er.es.gov.br/?a=proater/index>. Acesso em: 10/03/2015. KUENZER, Acácia Zeneida. A reforma do ensino técnico no Brasil e suas consequências. In: FERRETTI, Celso João; SILVA JUNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (Orgs.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. p. 121-139. LEFEBVRE, Henri. The Survival of Caitalism. London, Allison and Busby, 1973. ______. Lógica formal, lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1995. LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. MARTINÉZ, Consuelo C. Los limites de la modernización. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 1997. MARTINUZZO, José Antonio. Caminhada de travessia: os primeiros passos do novo governo do Espírito Santo. Vitória: Governo do Estado do Espírito Santo/Superintendência de Comunicação, 2003.120 p. MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 6ª ed. São Paulo: Global, 1987. MENDES, Abiana Campos. A reforma da educação profissional e as formulações e ações para as escolas criadas com o projeto de expansão da rede federal. Conex. Ci. E Tecnol. Fortaleza-CE, v.5, n.2, p. 24-31, jul. 2011. Disponível in: <http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/199>. Acesso em 18 de janeiro de 2015. MÉSZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Bomtempo, 2005. MILIBAND, Ralph. Poulantzas and the Capitalist State. New Left Review 82:83-93, 1973. MOREIRA, Thais Helena L.; PERRONE, Adriano. História e Geografia: Espírito Santo. 9ª ed. Vitória, 2008. NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. O’CONNOR, J. The Fiscal Crisis of the State. New York, St. Martin’s Press, 1973. OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma (re)ligião. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 122 PAIXÃO, Márcia Valéria. Administração Estratégica. Curitiba: IFP, 2013. PALASIOS, Paulie Ceres. A articulação educação profissional e desenvolvimento territorial pelo Instituto Federal Goiano – Campus Ceres: perspectiva e possibilidades. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012. PNUD, IPEA, FJP, IBGE, Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. <http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/ranking-idhm-municipios-2010.aspx>. Acesso em 24/08/2015. PORTO, Maria Alice Guedes; BANDEIRA, Anselmo Alves. O Planejamento e seu impacto na gestão das organizações. 2006. <http://www.personnalitegestao.com.br/userfiles/file/pdf/PlanejamentoeGestaodasOrganizaco es.pdf>. Acesso em 31/08/2015. POULANTZAS, Nicos. Political Power and Social Classes. London, New Left Books, 1973. ______. O Estado, o poder, o socialismo. 3ª ed. São Paulo: Graal, 1990. ______. Poder público e classes sociais. 2ª ed. bras. Trad. Francisco Silva. São Paulo: Martins Fontes,1977. REZENDE, Aldo. Vitória (ES): a cidade do futuro - intervenções urbanas e novos atributos da segregação sócio-espacial a partir da região da Ilha das Caieiras. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. ______. Interfaces da crise habitacional brasileira. Projeto mutirão: experiências e vivências no contexto da gestão social de projetos. Dissertação de Mestrado. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2005. SANTOS, Janio Ribeiro dos. Da educação rural à educação do campo: um enfoque sobre as classes multisseriadas. IV Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Laranjeiras-SE: 2010, p. 1 a 11. ISSN:1982-3657. SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985. ______. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec: São Paulo, 1988. ______. Modo de produção técnico-científico e diferenciação espacial. Território n. 6. Rio de Janeiro: UFRJ/Garamond, 1999. ______. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2002. ______. O Espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. ______. O espaço do cidadão. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 123 ______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo-SP: Edusp, 2009. SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. 224 p. ______. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al. (Orgs.). Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 151-168. SILVA, Jani Alves da; PUZIOL, Jeinni Kelly Pereira. A influência da Teoria do Capital Humano e da Teoria do Capital Social nas políticas educacionais brasileiras da atualidade. Paraná: Universidade Estadual de Maringá. 2008. Disponível em <http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/jeinnipuziolejansilva.pdf>. Acesso em 21 setembro 2015. SILVA, Brunna Angélica Evarista da; SILVA, Maria Madalena da. A construção de novos paradigmas para o ensino agrícola: notas introdutórias. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. 7., 2012. Palmas. ISBN:978-85-62930-10-5. SOBRAL, Francisco José Montório. Retrospectiva Histórica do Ensino Agrícola no Brasil. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica v. 2, n. 2, (nov. 2009). Brasília: MEC, SETEC, 2009. Anual ISSN: 1983-0408. p. 75 a 95. SOUZA, Patrícia Lara. 25 de fev de 2009 – A importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão para instituições inseridas no terceiro setor. 25 de fevereiro de 2009. SOUZA, P.R. A Reforma no ensino Médio. In: Jornal O Globo, Rio de Janeiro: primeiro caderno, p. 7, 1998. TYSZLER, Marcelo; BARBERO, Edson Ricardo. Planejamento Estratégico em Organizações do Terceiro Setor: o caso do Instituto de estudos e orientação à família – VII SEMEAD, São Paulo, 2003. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 13. ed. São Paulo: Pioneira, 1999. VAINER, Carlos B. Planejamento territorial e projeto nacional: os desafios da fragmentação. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 9, n. 1, p. 9-23, maio/2007.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5529/2015%20-%20Angela%20Maria%20do%20Amaral%20Abreu%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20274/2015%20-%20Angela%20Maria%20do%20Amaral%20Abreu%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26615/2015%20-%20Angela%20Maria%20do%20Amaral%20Abreu%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32976/2015%20-%20Angela%20Maria%20do%20Amaral%20Abreu%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39414/2015%20-%20Angela%20Maria%20do%20Amaral%20Abreu%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45742/2015%20-%20Angela%20Maria%20do%20Amaral%20Abreu%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52156/2015%20-%20Angela%20Maria%20do%20Amaral%20Abreu%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58622/2015%20-%20Angela%20Maria%20do%20Amaral%20Abreu%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1758
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-06-09T12:43:32Z No. of bitstreams: 1 2015 - Angela Maria do Amaral Abreu Carvalho.pdf: 6567053 bytes, checksum: b17acd5281d9b02898484b4a34b12160 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-09T12:43:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Angela Maria do Amaral Abreu Carvalho.pdf: 6567053 bytes, checksum: b17acd5281d9b02898484b4a34b12160 (MD5) Previous issue date: 2015-12-04eng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Angela Maria do Amaral Abreu Carvalho.pdf2015 - Angela Maria do Amaral Abreu Carvalho6.41 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.