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https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10398
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Rosangela Lima de Neves | |
dc.date.accessioned | 2023-11-19T21:04:37Z | - |
dc.date.available | 2023-11-19T21:04:37Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-02 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Rosangela Lima de Neves. Criado na roça: trajetória e construção identitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês (1993-2008). 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10398 | - |
dc.description.abstract | Este estudo vincula-se à História da Educação Brasileira, no âmbito da História das Instituições Educacionais. Tem por objeto de estudo a trajetória e construção identitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Santa Inês (IF Baiano CSI), lócus da pesquisa. O objetivo geral é explicitar o processo de construção identitária com vista a firmar o referencial identitário da instituição, desde sua criação em 1993 como Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês (EAFSI), até a recente reforma implantada pela Lei 11.892/08. Utilizamos a abordagem qualitativa, a metodologia interativa adaptada da técnica do círculo hermenêutico dialético (CHD) de Egon Guba e Ivonna Lincoln, (1989) que consiste em um processo de construção e reconstrução da realidade, fundamentada no diálogo entre os participantes e na análise hermenêutica-dialética (AHD) de Maria Cecília de Souza Minayo (1996), que complementa o CHD, aprofundando a análise de dados coletados e tendo o referencial teórico para nortear o processo e apreender o sentido da fala do autor no contexto histórico-cultural.Para a coleta de dados sobre a construção identitária da instituição fez-se análise bibliográfica e documental sob um enfoque crítico e interpretativo, a fim de definir as categoriais teóricas e empíricas. Foram realizadas entrevistas com os diversos atores sociais (Ex-diretores, docentes, técnicos, ex-alunos e pais), envolvidos com o objeto de estudo. Os depoimentos nos ajudam a compreender as relações sociais existentes entre os diversos sujeitos e os fatores que atuam no sistema educacional. Após análise bibliográfica e documental, foram definidas as categorias teóricas, que são três: materialidade, representação e apropriação. Buscou-se, então, trilhar os quinze anos de existência do IF Baiano – CSI, considerando sua trajetória como resultado de aspectos relacionados ao sistema político, aos valores atribuídos à instituição educacional pela comunidade e à forma como o sistema econômico interfere na organização e desenvolvimento do sistema de ensino e na educação agrícola brasileira, através de determinantes legais que não consideram as instituições educacionais como órgãos distribuídos em diferentes localidades do território nacional e que, por isso, são social e culturalmente diversas, provocando uma fluidez contínua, aligeirada, conflituosa entre seus elementos constituintes. O desencontro entre essas determinantes legais e a instituição impede, pois, uma construção identitária planejada, positiva e dificulta que esta atenda aos interesses sociais e até mesmo do capital | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | agricultural education | eng |
dc.subject | history of educational institutions | eng |
dc.subject | professional education | eng |
dc.subject | Educação Agrícola | por |
dc.subject | História da Educação | por |
dc.subject | História das Instituições Educacionais | por |
dc.subject | Educação Profissional | por |
dc.subject | history of brazilian education | por |
dc.title | Criado na roça: trajetória e construção identitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês (1993-2008) | por |
dc.title.alternative | Created in the garden: path and identity construction of the Federal Institute of education, Science and Technology - Campus Santa Ines (1993-2008) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Gabriel de Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363784238484680 | por |
dc.contributor.referee1 | Plencovich, Maria Cristina | |
dc.contributor.referee2 | Rangel, Mary | |
dc.creator.ID | 266.942.557-72 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2221100413093004 | por |
dc.description.resumo | Este estudo vincula-se à História da Educação Brasileira, no âmbito da História das Instituições Educacionais. Tem por objeto de estudo a trajetória e construção identitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Santa Inês (IF Baiano CSI), lócus da pesquisa. O objetivo geral é explicitar o processo de construção identitária com vista a firmar o referencial identitário da instituição, desde sua criação em 1993 como Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês (EAFSI), até a recente reforma implantada pela Lei 11.892/08. Utilizamos a abordagem qualitativa, a metodologia interativa adaptada da técnica do círculo hermenêutico dialético (CHD) de Egon Guba e Ivonna Lincoln, (1989) que consiste em um processo de construção e reconstrução da realidade, fundamentada no diálogo entre os participantes e na análise hermenêutica-dialética (AHD) de Maria Cecília de Souza Minayo (1996), que complementa o CHD, aprofundando a análise de dados coletados e tendo o referencial teórico para nortear o processo e apreender o sentido da fala do autor no contexto histórico-cultural.Para a coleta de dados sobre a construção identitária da instituição fez-se análise bibliográfica e documental sob um enfoque crítico e interpretativo, a fim de definir as categoriais teóricas e empíricas. Foram realizadas entrevistas com os diversos atores sociais (Ex-diretores, docentes, técnicos, ex-alunos e pais), envolvidos com o objeto de estudo. Os depoimentos nos ajudam a compreender as relações sociais existentes entre os diversos sujeitos e os fatores que atuam no sistema educacional. Após análise bibliográfica e documental, foram definidas as categorias teóricas, que são três: materialidade, representação e apropriação. Buscou-se, então, trilhar os quinze anos de existência do IF Baiano – CSI, considerando sua trajetória como resultado de aspectos relacionados ao sistema político, aos valores atribuídos à instituição educacional pela comunidade e à forma como o sistema econômico interfere na organização e desenvolvimento do sistema de ensino e na educação agrícola brasileira, através de determinantes legais que não consideram as instituições educacionais como órgãos distribuídos em diferentes localidades do território nacional e que, por isso, são social e culturalmente diversas, provocando uma fluidez contínua, aligeirada, conflituosa entre seus elementos constituintes. O desencontro entre essas determinantes legais e a instituição impede, pois, uma construção identitária planejada, positiva e dificulta que esta atenda aos interesses sociais e até mesmo do capital | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ALBALADEJO, C. y Bustos Cara, (compils.) (2004), Desarrollo local y nuevas ruralidades en Argentina, UNS, INRA-SAD, Médiations, IRD/UR 102 Y Dynamiques Rurales, Bahía Blanca. In: PLENCOVICH, M. C.; COSTANTINI. A. O.; BOCCHICCHIO, A. M. La educación agropecuária em la Argentina – Génesis y estructura. Buenos Aires-Argentina, Ediciones Ciccus, 2008. ALMEIDA, L. S. de. O vale do Jiquiriçá no contexto do circuito espacial produtivo do cacau. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – IG, Universidade Federal da Bahia, Salvador-Bahia, 2008. AMORIM, A. Escola: uma organização social complexa e plural. São Paulo: Editora Viena, 2007. BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. ______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BILIBIO, D. 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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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