Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10397
metadata.dc.type: Dissertação
Título: A contribuição da matemática para agregar valores à cultura e às atividades cotidianas familiares de educandos de uma região rural através de eixos temáticos
Otros títulos: Mathematics contribution to include values to the culture and family daily activities of countryside students through the thematic axes
metadata.dc.creator: Santos, Thamy Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Mattos, José Roberto Linhares de
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Marília Lopes de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Cristiane Coppe de
metadata.dc.description.resumo: jovens e de seus familiares inseridos no Campo, no contexto do Ensino da Matemática, no cenário da Pedagogia da Alternância, no Colégio Municipal CEFFA Rei Alberto I, localizado em Nova Friburgo, RJ. Para alcançar esta finalidade, estas práticas pedagógicas foram desenvolvidas com os sujeitos de duas turmas, sendo uma delas do 6º ano e outra do 8º ano do Ensino Fundamental desta mesma unidade de ensino. A pesquisadora e professora/monitora do CEFFA em questão acredita ser relevante a interlocução entre os conteúdos curriculares da Matemática, os Temas Geradores predispostos no Plano de Formação, com a cultura e os conhecimentos prévios dos educandos. Utiliza-se uma abordagem qualitativa com pesquisa e observação participante na realidade desses jovens, a fim de compor outros olhares para planejar as aulas, contextualizar temas, valorizar a identidade local e aprofundar conceitos matemáticos através da interação de todos esses elementos. Pretende-se trazer ao diálogo a motivação produzida durante as aulas das turmas citadas, a partir de problemáticas da realidade ou de um determinado Tema previamente estabelecido, vislumbrando, com isso, poder avaliar a dinâmica do processo de aprendizagem. A pesquisa mostrou que é necessário conhecer as dinâmicas da realidade local, para que o contexto matemático presente nele possa ser vislumbrado e dialogado em sala de aula, e suas costuras temáticas e aprofundamentos teóricos possam ser construídos junto à comunidade escolar
Resumen: This work defines practical activities from daily life of young farmers and their families in the context of Mathematical teaching within the Alternation Pedagogy. The study was realized at the public school CEFFA Rei Alberto I in the Nova Friburgo city (RJ/Brazil). Those practical activities were developed with individuals of years six and eight of Brazilian Basic Education. The teacher and researcher believes to be crucial the connection among the Mathematics curricular contents, described into the Formation Plan, with culture and prior knowledge of students. It was applied a qualitative approach with research and active participation inside the youngers reality to reanalyze the class design, contextualize themes, value the local identity and deepen mathematical knowledge throughout interaction of all these elements. It was intended rise the motivation created during the classes by discussions of daily problems or a predetermined theme to assess the learning process. The research highlights the importance of the knowledge on local community reality and its behavior. Thus the mathematical context can be discussed in the classroom, and its topics and theoretical insights can be built in cooperation between school and community
Palabras clave: Etnomathematics
Alternation Pedagogy
Formation Plan
Generating Themes
Mathematics Education
Etnomatemática
Pedagogia da Alternância
Plano de Formação
Temas Geradores
Educação Matemática
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: Santos, Thamy Pereira dos. A contribuição da matemática para agregar valores à cultura e às atividades cotidianas familiares de educandos de uma região rural através de eixos temáticos. 2015. [85 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10397
Fecha de publicación: 10-sep-2015
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Thamy Pereira dos Santos.pdf2015 - Thamy Pereira dos Santos7.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.