Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10368
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Saberes Agrícolas Indígenas e Formação Técnica: Concepção dos Discentes Indígenas
Otros títulos : Indigenous Agricultural Knowledge and Technical Training: Conception of Indigenous Students
metadata.dc.creator: Sousa, Marta Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Eulina Coutinho Silva Do
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Roseli Bernardo Silva dos
metadata.dc.contributor.referee3: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa abordou a correlação dos saberes agrícolas indígenas no processo formativo do curso de técnico em agropecuária no Instituto Federal de Roraima (IFRR)/Campus Amajari, considerando a concepção dos discentes indígenas. Dessa forma, o objetivo principal foi analisar, sob a perspectiva dos discentes, como os saberes agrícolas indígenas se correlacionam dentro do curso técnico em agropecuária. Para tanto, realizamos uma análise de conteúdo que permitiu identificar por categorias os dados coletados em roda de conversa com os discentes. O campus Amajari, como unidade do Instituto Federal de Roraima, tem em seu entorno uma expressiva diversidade cultural, pois atende estudantes oriundos de assentamentos rurais, estrangeiros e principalmente indígenas. Assim, o estudo que ora se apresenta se justifica pela busca do entendimento de como o saber prévio, sobre manejos agrícolas, se correlaciona com a formação escolar técnica. A educação escolar apresenta dificuldade em conceber o saber prévio que os discentes têm e essa dificuldade se mostra ainda mais manifesta com saberes tradicionais indígenas. Assim, entendemos que a Rede Federal, a base curricular, o IFRR, o Campus Amajari, a gestão, os docentes e os técnicos precisam avançar na aproximação com saber, os direitos e o respeito à cultura indígena.
Resumen : The research addressed the correlation of indigenous agricultural knowledge in the formative process of the technical course in agriculture and ranching at the Federal Institute of Roraima (IFRR)/Amajari Campus, considering the conception of indigenous students. Thus, the main objective was to analyze, from the perspective of students, how indigenous agricultural knowledge correlates within the technical course in agriculture and ranching. To this end, we conducted a content analysis that allowed us to identify by categories the data collected in the conversation circle with the students. The Amajari campus, as a unit of the Federal Institute of Roraima, has in its surroundings an expressive cultural diversity, because it serves students from rural settlements, foreigners and especially indigenous people. Thus, the study presented here is justified by the search for an understanding of how prior knowledge about agricultural management correlates with technical schooling. School education has a hard time understanding the students' previous knowledge, and this difficulty is even more evident with traditional indigenous knowledge. Thus, we understand that the Federal Network, the curricular base, the IFRR, the Amajari Campus, the management, the teachers and the technicians need to advance in the approximation with indigenous knowledge, rights and respect for indigenous culture.
Palabras clave : Saberes indígenas
Formação técnica
Concepções discentes
Indigenous knowledge
Technical training
metadata.dc.subject.cnpq: Agronomia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación : SOUSA, Marta Silva. Saberes Agrícolas Indígenas e Formação Técnica: Concepção dos Discentes Indígenas. 2021. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10368
Fecha de publicación : 1-nov-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021 - Marta Silva Sousa.pdf2021 - Marta Silva Sousa1.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.