Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10245
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Percepções sobre as práticas pedagógicas de professores de escolas situadas em áreas rurais: um estudo de caso da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo – Itaguaí - Rio de Janeiro.
Otros títulos : Perceptions on the pedagogical practices of school teachers in rural areas: a case study of the Camilo Cuquejo Municipal School – Itaguaí - Rio de Janeiro
metadata.dc.creator: Roza, Luiz Ricardo Alves Pessoa
metadata.dc.contributor.advisor1: Yukizaki, Suemy
metadata.dc.contributor.referee1: Yukizaki, Suemy
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Luiza Alves de
metadata.dc.description.resumo: Essa dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com professoras do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo, situada na área rural do município de Itaguaí do interesse em conhecer as práticas docentes de professores, segundo suas próprias concepções. O estudo de caso em questão foi contextualizado com os dados pessoais e profissionais das professoras, obtidos através de um questionário, e com a análise de suas respostas a uma entrevista semi-estruturada. Como referencial teórico, a pesquisa buscou apoio em obras de Paulo Freire, Maria Amélia do Rosário Franco, Bernard Charlot, Carlos Rodrigues Brandão, Maurice Tardif, dentre outros, que refletiram sobre o fazer docente. Esse trabalho constatou que as professoras, em sua atuação profissional, preocupavam-se como os alunos que estavam aprendendo e buscavam diferentes formas de ensinar, estando atentas às suas singularidades. Esse estudo revelou, ainda, que a falta de apoio, por parte do poder público municipal, limitava a atuação profissional das professoras.
Resumen : This dissertation is the result of a research accomplished with teachers of the first segment of State CamiloCuquejo Elementary School, located in the rural area of Itaguaí City - Rio de Janeiro. pedagogical practices of teachers, according to their own conceptions. The case study in question was contextualized with the personal and professional data of the teachers, obtained through a questionnaire, and with the analysis of their answers to a semi structured interview. As a theoretical reference, the research sought support in works of Paulo Freire, Maria Amélia do Rosário Franco, Bernard Charlot, Carlos Rodrigues Brandão, Maurice Tardif, among others that reflected on the teaching work. This research verified that the teachers, in their professional performance, were worried about how the students were learning and looking for different ways of teaching, being attentive to their singularities. This study also revealed that the lack of support from the municipal public power, limited the professional performance of the teachers.
Palabras clave : Prática pedagógica
Escola rural
Atuação docente
Pedagogical practice
Rural school
Teaching performance
metadata.dc.subject.cnpq: Agronomia
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación : ROZA, Luiz Ricardo Alves Pessoa. Percepções sobre as práticas pedagógicas de professores de escolas situadas em áreas rurais: um estudo de caso da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo – Itaguaí - Rio de Janeiro. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10245
Fecha de publicación : 25-sep-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019 - Luiz Ricardo Alves Pessoa Roza.pdf2019 - Lui Ricardo Alves Pessoa Roza1.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.