Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10242
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Quem somos nós? Mulheres negras jovens estudantes da baixada fluminense: narrativas que constroem histórias e memórias
Título(s) alternativo(s): Who are we? Young black women students from Baixada Fluminense: narratives that build stories and memories
metadata.dc.creator: Fumero, Roberta Renoir Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Adriana Alves Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Adriana Alves Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Paiva, Fabrícia Vellasquez
metadata.dc.contributor.referee3: Evangelista, Francisco
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal conhecer as narrativas de constituição de identidades contadas por mulheres negras, jovens estudantes do Ensino Médio Técnico da FAETEC, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos aplicados foram: análise documental para identificação do perfil das estudantes; encontros virtuais com debates em torno do tema da pesquisa, tendo o portfólio reflexivo como instrumento de registro e de formação. Os critérios de seleção das participantes se configuraram através da indicação de professores e professoras que conheciam as potenciais participantes, bem como a disposição destas em participar das reuniões. Os dados foram abordados por intermédio do Paradigma Indiciário de Análise. Os resultados do estudo demonstraram que a construção identitária é processual, plural e singular. Também indicaram importante constituição cultural, construída pelo território e pela história do grupo social o qual as participantes da investigação estão inseridas.
Resumo: The present work had as main objective to know the narratives of constitution of identities told by black women, young students of Technical High School at FAETEC, in the city of Duque de Caxias, Rio de Janeiro. The methodological procedures applied were: document analysis to identify the students' profile; virtual meetings with debates around the research theme, with the reflective portfolio as a recording and training instrument. The selection criteria of the participants were configured as follows: through the indication of professors who knew the potential participants, as well as their willingness to participate in the meetings. The data were approached through the Analysis Evidence Paradigm. The results of the study demonstrate that the construction of identity is procedural, plural and singular. They also indicated an important cultural constitution, built by the territory and the history of the social group in which the research participants are inserted.
Palavras-chave: Mulheres Negras
Jovens estudantes
Baixada Fluminense
Ensino Técnico
Narrativas
Woman, Blacks
Technical Education
Narratives
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: FUMERO, Roberta Renoir Santos. Quem somos nós? Mulheres negras jovens estudantes da baixada fluminense: narrativas que constroem histórias e memórias. 2021. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10242
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021 - Roberta Renoir Santos Fumero.pdf3.7 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.