Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10202
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Ensino da agroinformática nos cursos técnicos da área agrária: uma proposta para os cursos do Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande.
Otros títulos: Teaching of Agroinformatics in technical courses in the agrarian area: a proposal for the courses of the Federal Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande
metadata.dc.creator: Medeiros, Allan Meira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Zatorre, Natália Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Berbara, Ricardo Luiz Louro
metadata.dc.contributor.referee1: Zatorre, Natalia Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Gabriel de Araujo
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Claudia dos Reis
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados sobre a importância da Agroinformática nos currículos de Cursos Técnico da área agrícola do Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande. Exibe a análise quantitativa e qualitativa realizada, observando o grau de aplicação dos conteúdos e as ementas da área do curso; Avaliou-se as propostas de componentes curriculares de Informática Básica na rede federal de educação tecnológica em suas 29 unidades, dos campis que ofertam cursos nas ciências agrarias; tendo como base experiências na oferta do componente curricular Introdução à Agroinformática, na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrarias – Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN, que abordou a inclusão de temas e ferramentas computacionais, a investigação de algoritmos, simulação numérica e bancos de dados, assumindo que o aluno entra no curso técnico com base de usuário em informática, em aplicativos como editores de texto e geradores de apresentação de slides. Os resultados em forma de uma proposta de componente curricular Agroinformática para o Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande e sugerindo que uma maior difusão da Agroinformática necessita ser realizada nas instituições, com aumento no número de componentes curriculares associados e/ou aumento de carga horária das disciplinas já existentes, dada sua importância na atualidade.
Resumen: This research aims to present the results about the importance of Agroinformatics in the curricula of Technical Courses of the agricultural area of the Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande. It shows the quantitative and qualitative analysis performed, observing the degree of application of the contents and the menus of the course area; It was evaluated the proposals of curricular components of Basic Informatics in the rede federal de educação tecnologica in its 29 units, of the campis that offer courses in the agrarian sciences; Based on experiences in the offer of the curricular component Introduction to Agroinformatics, at the Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrarias – Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN, which addressed the inclusion of topics and computational tools, algorithm research, numerical simulation and databases, Assuming that the student enters the technical course with a user base in computing, in applications such as text editors and slide show generators. The results in the form of a proposal of an Agroinformatics curricular component for the Instituto Federal do Amapá, campus Porto Grande and suggesting that a greater diffusion of Agroinformatics needs to be performed in the institutions, with an increase in the number of associated curricular components and / or an increase in the Existing disciplines, given their importance today.
Palabras clave: Agroinformática
Ensino de informática
Informática nas ciências agrarias
Ensino auxiliado por computador
Agroinformatics
Computer education
Informatics in the agrarian sciences
Computer-aided teaching
metadata.dc.subject.cnpq: Agronomia
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: MEDEIROS, Allan. Ensino da agroinformática nos cursos técnicos da área agrária: uma proposta para os cursos do Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande. 2017. 35 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10202
Fecha de publicación: 23-feb-2017
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017 - Allan Meira de Medeiros.pdf2017 - Allan Meira de Medeiros783.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.