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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Educação profissional e sustentabilidade: uma avaliação das atividades práticas do Curso Técnico Integrado em Agropecuáriado IFAM Campus Manaus Zona Leste
Otros títulos : Professional education and sustainability: an assessment of the practical activities of IFAM Campus Manaus Zona Leste Integrated Technical Course on Agriculture
metadata.dc.creator: Reis, Elival Martins dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sanavria, Argemiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Dra. Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee1: Thomé, Sandra Maria Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Vilela, Joice Aparecida Rezende
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Tiago Marques dos
metadata.dc.description.resumo: O homem, espécie muito mais recente que as plantas e os outros animais, não nasceu agricultor ou criador, transformou-se após centenas de milhões de anos de hominização, isto é, de evolução biológica, técnica e cultural. A agricultura, domesticada pelo homem tomou uma rota insustentável frente à natureza e suas leis. Grande parte desse problema deve-se ao excessivo uso de agrotóxicos. Diante de tantos desequilíbrios ambientais, quase sempre associados ao modelo tradicional de produção agrícola, a utilização de técnicas sustentáveis na agricultura e seu ensino nos cursos de nível técnicos, se fazem necessários para o processo educacional do homem, e servem, se não para coibir, ao menos para minimizar os efeitos danosos causados pela agricultura tradicional. O estudo apresentado nesta dissertação decorre do interesse em desvelar aquilo que de fato caracteriza a relação entre a Educação Profissional e a Sustentabilidade. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi explicitar a abordagem educacional que fundamenta as atividades práticas de natureza agropecuária, realizadas no âmbito do Curso Técnico Integrado em Agropecuária ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Zona Leste (CMZL), sob o enfoque do desenvolvimento. A metodologia utilizada constou de uma investigação em forma de estudo de caso, de natureza qualitativa, de base bibliográfica e documental, sendo a unidade de análise o Instituto, com os seus agentes docentes das disciplinas técnicas, e estudantes de três turmas de formação do curso mencionado. Os resultados demonstraram que as práticas agrícolas realizadas no curso são amplamente difundidas, bem aceitas pelos estudantes e pautadas nos conceitos de sustentabilidade e agricultura sustentável.
Resumen : Homo sapiens, a species much newer than plants and other animals, was not born a farmer or breeder, after hundreds of millions of years of hominization, that is, of biological, technical and cultural evolution. Agriculture, domesticated by man, has taken an unsustainable route to nature and its laws. Much of this problem is due to the excessive use of pesticides. Faced with so many environmental imbalances, almost always associated with the traditional model of agricultural production, the use of sustainable techniques in agriculture and their teaching in technical level courses, are necessary for the educational process of man, and serve, if not to curb, at least to minimize the harmful effects caused by traditional agriculture. The study presented in this dissertation stems from the interest in unveiling what really characterizes the relationship between Vocational Education and Sustainability. Thus, the objective of this research was to explain the educational approach that underlies the practical activities of agricultural nature, carried out under the Integrated Technical Course in Agriculture offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), Manaus East Zone Campus (CMZL), under the focus of development. The methodology used consisted of a qualitative case study, bibliographic and documentary research. The unit of analysis was the Institute, with its teaching staff of the technical disciplines, and students from three courses. mentioned. The results showed that the agricultural practices performed in the course are widespread, well accepted by the students and based on the concepts of sustainability and sustainable agriculture.
Palabras clave : Educação Ambiental
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Atividades práticas
Environmental Education
Sustainability
Sustainable development
Practical activities
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación : REIS, Elival Martins dos. Educação profissional e sustentabilidade: uma avaliação das atividades práticas do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFAM Campus Manaus Zona Leste. 2019. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10156
Fecha de publicación : 25-sep-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Agrícola

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