Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10132
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Interculturalidade na educação indígena: o caso do curso técnico integrado em agroecologia do Instituto Federal do Pará: do discurso à prática
Otros títulos : Interculturality in indigenous education: the case of the technical course integrated In agroecology of the Federal Institute of Pará: from speech to practice
metadata.dc.creator: Teixeira, Sarah Elizabeth de Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Berenblum, Andrea Sonia
metadata.dc.contributor.referee1: Berenblum, Andrea Sonia
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Simone Batista da
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Roseli Bernardo Silva dos
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de construção do Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agroecologia voltado aos povos indígenas do Instituto Federal do Pará a partir do princípio da interculturalidade. O marco teórico foi desenvolvido a partir de contribuições de autores na área da educação e da interculturalidade, abordando conceitos como Pedagogia da Alternância e Projeto Político Pedagógico. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando recursos como a Pesquisa bibliográfica (CERVO, 1993) a Pesquisa documental (MENGA LUDKE e ANDRÉ, 1986) e a análise de questionários (GIL, 2008). Os resultados da pesquisa são apresentados através de citações diretas e indiretas dos docentes participantes da pesquisa, evidenciando suas trajetórias pedagógicas durante o curso e através de observações sobre a construção do Projeto Político Pedagógico, apoiadas na fundamentação legal e em autores que abordam as problemáticas da Educação Escolar Indígena e da Interculturalidade. Constatamos que houve um processo de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, o que favorece um ambiente intercultural, além de obervar que os docentes se apropriaram da terminologia da Interculturalidade, associando-a às suas atividades pedagógicas cotidianas
Resumen : This research aimed at analysing the construction of the Pedagogical Political Project of the Technical Course Integrated in Agroecology aimed at the indigenous people of the Federal Institute of Pará from the principle of interculturality. The theoretical background was developed in the area of education and interculturality. In order to contribute with the reasearch, we also refer to concepts related to the Pedagogy of Alternation and Pedagogical Political Project. The Research approach is qualitative, using instruments such as bibliographical Research (CERVO,1993), Documentary (MENGA LUDKE and ANDRÉ, 1986) and questionnaires analysis (GIL, 2008). The Research results are presented through direct and indirect quoting by the participating professors of the research, enabling us to see their pedagogical paths during the course and through observations over the construction of the Pedagogical Political Project, supported on legal reasoning and on authors that discuss the matter of Indigenous School Education and Interculturality. We found that there was a process of collective construction of the Political Pedagogical Project, which favors an intercultural environment, besides observing that the teachers have appropriated the terminology Interculturality, associating it with their daily pedagogical activities
Palabras clave : Ensino médio integrado
Educação escolar indígena
Interculturalidade
Integrated high school
Indigenous school education
Interculturality
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación : Teixeira, Sarah Elizabeth de Menezes. Interculturalidade na educação indígena: o caso do curso técnico integrado em agroecologia do Instituto Federal do Pará: do discurso à prática. 2017. [74 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10132
Fecha de publicación : 4-dic-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017 - Sarah Elisabeth de Menezes Teixeira.pdfSarah Elisabeth de Menezes Teixeira879.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.