Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10089
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Inclusão: uma análise prática na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ
Otros títulos : Inclusion: a practical analysis at the Vale do Tinguá Municipal School of Agroecology
metadata.dc.creator: Oliveira, Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, José Ricardo da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, José Ricardo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gregorio, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Coube, Roberta Jardim
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a proposta pedagógica de Educação Especial da Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ, bem como identificar as estratégias pedagógicas da equipe da escola com relação à inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Na metodologia, realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual se entrevistou nove professores que atuam com esses alunos. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista semiestruturado com questões abertas e dialógicas. Para haver educação inclusiva no campo é necessário que se compreenda a interlocução entre as duas temáticas educacionais: educação do campo/inclusão, que, a partir dessa, seja construída uma prática pedagógica, dentro da realidade educacional brasileira, que possibilite uma efetiva inclusão desses alunos nas classes regulares. Constatamos que o espaço do ensino/aprendizagem dentro da Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, deve ser efetivamente espaços dialógicos que busquem, permanentemente, a permanência dos alunos, perpetrando, desse modo, uma estrutura física acessível, adaptações pedagógicas para o aluno com necessidades educacionais especiais, respeitando a particularidade local/espacial da escola, investindo na formação continuada docente, a fim de consolidar, efetivamente, a educação para todos
Resumen : The objective of this work was to analyze the pedagogical proposal of Special Education at the Vale do Tinguá Municipal School of Agroecology, Nova Iguaçu-RJ, as well as to identify the pedagogical strategies of the school team in relation to the inclusion of students with special educational needs. In the methodology, a descriptive study was carried out with a qualitative approach, in which nine teachers who work with these students were interviewed. For this, a semi-structured interview script with open and dialogical questions was used as a data collection tool. In order to have inclusive education in the field, it is necessary to understand the interlocution between the two educational themes: education in the field/inclusion, and to build from this a pedagogical practice, within the Brazilian educational reality, that enables an effective inclusion of these students in regular classes. We note that the teaching/learning space within Special Education, from an inclusive perspective, must be effectively dialogic spaces that seek, permanently, the permanence of students, thus perpetuating an accessible physical structure, pedagogical adaptations for the student with special educational needs, respecting the local/spatial particularity of the school, investing in continuous teacher training in order to effectively consolidate education for all
Palabras clave : Educação do campo
Inclusão escolar
Necessidades educacionais especiais
The rural education; ;
School inclusion education
Special educational needs
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación : OLIVEIRA, Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de. Inclusão: uma análise prática na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ. 2020. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10089
Fecha de publicación : 30-ene-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020 - Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de Oliveira.pdf2020 - Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de Oliveira5.05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.