Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10042
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agroindústria: uma abordagem interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Factors influencing the teaching-learning process in the Agribusiness Technician Course: an interdisciplinary approach.
metadata.dc.creator: Dettenborn, Carla
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Djalva Maria da Nobrega
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sanchez, Sandra Barros
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Gabriel Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Mirian Ribeiro Leite
metadata.dc.description.resumo: O Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso forma profissionais aptos a atuar no controle de qualidade de matérias-primas, nos processos de beneficiamento e industrialização de produtos de origem animal e vegetal, no tratamento de resíduos na agroindústria e a participar dos programas de gestão das empresas. A experiência docente diária mostra que a organização dos currículos escolares profissionalizantes está estruturalmente fragmentada e, muitas vezes, seus conteúdos têm pouca relevância para os alunos. Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de ensino usados pelos professores do Curso Técnico em Agroindústria do IFTO-Campus Paraíso, na visão dos alunos e dos próprios professores. Neste trabalho a interdisciplinaridade foi proposta como ferramenta para melhoria do processo de ensino-aprendizagem do tema ‘Controle de Qualidade’, inserido no currículo do curso e um dos mais relevantes para a formação do profissional técnico em Agroindústria. Os resultados da pesquisa apontam para ao menos duas sugestões para os cursos de Agroindústria e, no geral, as escolas de ensino profissionalizante brasileira: a estruturação do ensino do controle de qualidade e a avaliação sistemática da utilização do material didático nas aulas práticas.
Resumo: The Agribusiness Technician Course of Tocantins Federal Institution in Education, Science and Technology (IFTO, in Portuguese) - Paraíso Campus graduates professionals able to deal with quality control of raw materials in the improvement processes and industrialization of animal and vegetal products, treatment of agribusiness waste to participate in enterprise management programs. The daily teaching experience shows that the design of professional school curricula is structurally fragmented and their contents are mostly irrelevant to the students. This research aims to analyze the teaching methods done by IFTO Agribusiness Technician Course’s teachers in the light of the viewpoints for both students and teachers throw a questionary done by them. In this interdisciplinary work has been proposed as a tool for improving the teaching-learning theme 'Quality Control', included in the curriculum of the course and the one most relevant to the training of professional service in Agribusiness. The findings of the research point at some follow-up for agribusiness schools, in particular, and also for Brazilian professional education: the teaching structuring quality control and the systematic evaluation used on teaching material and method in practice.
Palavras-chave: Agroindústria
Controle de qualidade
Ensino-aprendizagem
Agribusiness
Quality control
Learning teaching
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: DETTENBORN, Carla. Aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agroindústria: uma abordagem interdisciplinar. 2010.186 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10042
Data do documento: 14-Jun-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010 - Carla Dettenborn.pdf2010 - Carla Dettenborn13.6 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.