Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/10001
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A informática como ferramenta no processo de ensino aprendizagem na Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira
Otros títulos : Informatics as instrument of teaching-learning process at Escola Agrotécnica Federal Antonio José Teixeira
metadata.dc.creator: Ferreira, Naidson Clayr Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, José dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes da Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira - EAFAJT/BA. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso adequado do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na EAFAJT/BA. A revisão de literatura apresenta uma contextualização das mudanças tecnológicas que vem ocorrendo, a forma como a informática se materializa na educação e depois aponta como a informática vem sendo utilizada nas práticas educativas. Este estudo foi realizado com 33 professores que compõem o quadro docente da EAFAJT/BA e para isso foi utilizada uma abordagem descritiva, de caráter qualitativo, fundamentada em um quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários e da observação participante do cotidiano da escola. Com essa descrição do uso da informática na EAFAJT/BA, podemos oferecer instrumentos analíticos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades pedagógicas com um instrumento a mais, visando o processo ensino-aprendizagem.
Resumen : The aim of this study is to describe the informatics using in the pedagogical practice of the teachers at the Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira - EAFAJT/BA. There was analyzed the level of familiarity of the teachers with informatics. There were identified the objective and subjective elements that conditioning the adequate use of the Informatics Laboratory and the possibilities and potentialities of the use of the informatics as instrument of teaching process at EAFAJT/BA. The literature revision presents the context of the technological changes that are occurring, the form as the informatics is materialize in the education and after, point out the form as the informatics is using as instrument of practical education. This study was carried out with 33 teachers that form the EAFAJT/BA s teaching body, using a descriptive approach, with a qualitative structure, based in schedule concepts formed based in the literature revision and in the data collected by the application of questionnaires and the participative observation of the school s routine. This description of the use of informatics at EAFAJT/BA offered analytical instruments to elaboration of proposes for the improvement the technological instruments that exist in that institute, where the teachers can be constructer yours pedagogical activities with an additional tool, aimed the improvement of the teaching-learning process.
Palabras clave : informática
prática pedagógica
ensino/aprendizagem
ensino técnico
ensino médio
educação profissional
informatics
pedagogical practices
teaching/learning
technical teaching
vocation education
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación : FERREIRA, Naidson Clayr Santos. A informática como ferramenta no processo de ensino aprendizagem na Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10001
Fecha de publicación : 10-jul-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009 - Naidson Clayr Santos Ferreira.pdf1.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.